​
A CAIXA DE TRANSPORTE
​
Como escolher uma caixa de transporte?
Uma caixa transporte adequada deve ser rígida, para fácil limpeza, e que tenha abertura na parte superior. Esses detalhes são fundamentais para um atendimento amigável e seguro para o seu gato, para você e para os veterinários.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
Como preparar a caixa em casa?
Se a experiência anterior foi ruim, antes de tudo é importante lavar a caixa de transporte com água e sabão para eliminar cheiros de feromônios que eles liberam quando sentem medo.
-
Manter a caixa de transporte sempre aberta dentro de casa, em um lugar que ele goste, com uma mantinha, seus brinquedos favoritos, para que essa caixa seja um local conhecido, seguro e divertido para o seu gato, fazendo com que a caixa de transporte seja uma amiga do gato e não sinônimo de coisas ruins e desagradáveis.
-
No início do processo, se o seu gato não quiser entrar, você remover a parte superior para que ele sinta confiança em explorar, e uns dias depois poderá cobri-la.
​
-
Antes de sair de casa, borrifar Feliway na caixa transporte 30 minutos antes de sair, pois o cheiro de álcool do Feliway é muito irritante para olfato dos gatos, então jamais coloque Feliway com o gato dentro da caixa.
-
Sempre que puder, salvo emergências, marque a consulta com o veterinário com antecedência, pois as esperas podem deixá-lo com muito medo, e é importante que a equipe esteja preparada para receber o paciente felino.
-
Cubra a caixa de transporte com uma toalha, se for borrifada com Feliway Spray é ainda melhor, pois ajudar a tranquilizá-lo e limita a visão do gato para um monte de coisas muito estranhas ao entorno além de fazer com que ele se sinta escondido e protegido.
-
Ao chegar na clínica, apoie a caixinha de transporte na mesinha do centro, ela está ali para mantê-lo pertinho de você e em um local mais alto, pois no chão de um lugar estranho, pode ser muito assustador.
E para viagens de avião?
-
Aí será necessário uma caixa de tecido de pano, dentro das medidas exigidas pela companhia aérea que o gato viajará (muita atenção nessa hora, pois cada empresa exige uma medida e peso diferente), pensando sempre que deverá caber embaixo do assento do avião. Lembrando que para esse tipo de viagem é necessário agendar uma consulta veterinária com antecedência para todo o preparo necessário de vacinas, desparasitações, habituação do gato a caixa de transporte entre outras exigências dependendo do destino.
.jpg)