A CAIXA DE TRANSPORTE 

Como escolher uma caixa de transporte?

Uma caixa transporte  adequada deve ser  rígida, para fácil limpeza, e que tenha    abertura na parte superior. Esses detalhes são fundamentais para um atendimento amigável e seguro para o seu gato, para o tutor e para os veterinários. 

 

Como preparar a a caixa em casa?

Se a experiência anterior foi ruim, antes de tudo é importante lavar a caixa de transporte com água e sabão para eliminar cheiros de feromônios que eles liberam quando sentem medo.

 

  •  Manter a caixa de transporte sempre aberta dentro de casa, em um lugar que ele goste, com uma mantinha, seus brinquedos favoritos, para que essa caixa seja um local conhecido, seguro e divertido para o seu gato, fazendo com que a caixa de transporte seja uma amiga do gato e não sinônimo de coisas ruins e desagradáveis.

 

  • No início do processo, se o seu  gato não quiser entrar, você remover a parte superior, para que ele sinta confiança em explorar, e uns dias depois poderá cobri-la.

  •  Antes de sair de casa, ajuda borrifar Feliway na caixa 30 minutos antes  de sair, pois o cheiro de álcool do Feliway é muito irritante para olfato dele, então jamis coloque Feliway e o gato ime

 

  • Sempre que puder, salvo emergências, marque a consulta com o veterinário, pois as esperas podem deixá-lo com muito medo, e é importante que a equipe esteja preparada para receber o paciente felino.

 

  •  Cubra a caixa de transporte com uma toalha, se for borrifada com Feliway Spray é ainda melhor, pois ajudar  a tranquilizá-lo, pois limitando a visão do gato para um monte de coisas muito estranhas e também faz com que ele se sinta escondido e protegido; 

 

  •  Ao chegar na clínica, o apoie a caixinha de transporte na mesinha do centro, ela está ali para mantê-lo pertinho de você e em um local mais alto, pois no chão de um lugar estranho, pode ser muito assustador. 

 

 

 

E para viagens de avião?

Aí será necessário uma caixa de tecido de pano, dentro das medidas exigidas pela companhia aérea que o gato viajará (muita atenção nessa hora, pois cada empresa exige uma medida e peso diferente), pensando sempre que deverá caber embaixo do assento do avião. 

Lembrando que para esse tipo de viagem é  necessário agendar uma consulta veterinária com antecedência para todo o preparo necessário  de vacinas, desparasitações, habituação do gato a caixa de transporte…  

como deve ser a caixa transporte (2).jpg